Península Ibérica

SAÍDAS GARANTIDAS

Alta Temporada 2018:

Junho: 16 | Julho: 28

Agosto: 18 | Setembro: 07

Outubro: 12

Marrocos, a terra dos véus; das cores; dos temperos; dos incensos;  das cidades imperiais com sua arquitetura que reúne influências Árabe, Espanhola e Francesa ; da cultura milenar; dos palácios;  das velhas e exóticas medinas; das praças e souks com seus encantadores de serpentes, músicos, mercadores, mágicos e acrobatas; das paisagens que vão do imenso Deserto do Saara até as praias de águas cristalinas. Nesta aventura inesquecível, conheceremos:

• A cinematográfica Casablanca;

• Marrakech, a eterna cidade das “ Mil e Uma Noites “;

• Fez, a maravilhosa capital cultural do Marrocos e Rabat, a histórica capital de Marrocos.

 

Na Espanha visitaremos  a Costa do Sol, belíssima região de  arquitetura moura devido à influência dos  Árabes durante séculos, a fascinante Andaluzia,  a moderna Valência e a vibrante Barcelona, capital da Catalunya.  Conheceremos:

 

• Marbella, o mais elegante balneário do sul da Espanha e favorita do Jet – set europeu;

• Os Pueblos Blancos,  pequenos vilarejos fortificados localizados no alto das colinas com suas tradicionais casas brancas seguindo a tradição moura, com o mais típico dos vilarejos: Ronda;

• A fascinante Sevilha, capital e coração da Andaluzia, e terceira cidade mais visitada da Espanha após Barcelona e Madrid;

• Granada, considerada a capital Árabe da Europa com visita ao impresionante Palácio da Alhambra;

• Valência, que foi Capital da Espanha Republicana entre 1937 e 1939, cidade de arquitetura moderna e futurista, chamada de Cidade das Artes e da Ciência e  símbolo da Espanha do século 21;

• Peñiscola, uma das três cidades que ao longo da história foram sedes Pontifícias junto com Roma e Avinhão, onde visitaremos o famoso Castelo construído pelos Templários entre 1294 e 1307;

• A fascinante Barcelona, a segunda maior cidade da Espanha atrás apenas de Madri, a orgulhosa capital da Catalunya e uma das mais fantásticas cidades da  Europa, a cidade de Miró e Gaudi, referência arquitetônica, artística e cultural da Espanha e da Europa.

 

1° DIA - BRASIL / CASABLANCA (MARROCOS)

Apresentação no aeroporto com destino a Casablanca.

 

2° DIA – CASABLANCA 

Chegada a Casablanca, a  maior cidade do Marrocos e a terceira maior cidade turística depois de Marrakech e Agadir. Traslado COM ASSISTENTE local falando Português ou Espanhol do aeroporto de Casablanca até o hotel INCLUSO. Acomodação e hospedagem no hotel. Noite livre. NOTA IMPORTANTE: O Guia Brasileiro encontrará os passageiros no hotel.

 

3° DIA – CASABLANCA

Café da manhã BUFÊ no hotel.

Saída para visita panorâmica de meio dia por Casablanca onde conheceremos: a Mesquita de Hassan II (INGRESSO INCLUSO), uma das maiores do mundo com cerca de 200 metros  de altura; o Palácio Real; “Anfa“, a área residencial chique de Casablanca; o Boulevard Mohammed V  que manteve as suas arcadas em que lojas e restaurantes formam uma linha de cerca de 2 quilômetros; a Praça das Nações Unidas e o Mercado Central. Tarde livre, recomendamos um passeio ao longo da famosa avenida costeira Ain-Diab, entre o farol de El Hank e a pedreira de Sidi Bou Abderrahmane  e aproveite para admirar o pôr do sol. À noite, JANTAR de boas-vindas  standard de 3 pratos INCLUSO SEM BEBIDAS no Resturante Riks, o cabaré ficcional que foi mostrado no filme Casablanca que,  embora totalmente filmado em Hollywood, serviu como inspiração para o cenário. No fim do Jantar, regresso ao hotel. Hospedagem.

 

4° DIA – CASABLANCA  / MARRAKECH

Café da manhã BUFÊ no hotel.

Saída com destino a Marrakech, Cidade Imperial fundada no século XI  também conhecida como a “Cidade Vermelha”. Mais do que uma cidade, Marrakech é uma pérola polida pela história e hospitaleira, uma vez que há séculos, sabe receber os visitantes de braços abertos. Chegada em Marrakech. No final da tarde sairemos para o restaurante Chez Ali, onde desfrutaremos de um JANTAR  típico standard de 3 pratos INCLUSO SEM BEBIDAS. Em um ambiente que faz lembrar as “Mil e Uma Noites”, o Chez Ali é um restaurante típico Marroquino com um espetáculo característico do país. Já na entrada do enorme complexo para seis mil pessoas, somos saudados por Berbers a cavalo e Odaliscas esvoaçantes. Seremos conduzidos para tendas beduínas onde é servido um farto Jantar com a culinária tradicional marroquina como a Harira (sopa berber), Tagine de carne de cordeiro, cous cous e frutas, sempre acompanhado de vinho da região. Durante o Jantar, apresentações de grupos representando as diferentes etnias do Marrocos divertem e interagem com os visitantes. Encerrado o Jantar, somos convidados para a arena ao ar livre onde é encenada a “Corrida da Pólvora” com a destreza de ginetes em cavalos e arcabuzes (espingardas) do século XIX. Um pequeno show de fogos encerra a noite. Retorno ao hotel e hospedagem.

 

5° DIA – MARRAKECH

Café da manhã BUFÊ no hotel.

Hoje o dia será dedicado a  visitar a fascinante cidade das “ Mil e Uma Noites “, onde todos os sentidos começam a funcionar, cor, sabor, cheiro e será certamente um passeio inesquecível. Começamos a nossa visita ao Jardim Menara ( INGRESSO INCLUSO ) que têm acompanhado a cidade desde tempos imemoriais e é um dos lugares mais visitados na cidade, chegar nesse jardim é um bálsamo! Super fresco e cheiroso. Sem contar que para quem gosta de moda e arte é imperdível, pois ele foi desenhado pelo pintor Jacques Marjorelle e o dono deste jardim foi Yves Saint-Laurent, que teve suas cinzas espalhadas pelo jardim após a sua morte em 2008. Em seguida, visitaremos Saadian Tombs, é aqui que estão enterrados os 60 membros da dinastia Saadita. O Al Bahia Palace ou O Palácio da Bahia é um Palácio em Marrakech, construído no final do século XIX em estilo Árabe-Andaluz ou Marroquino. O seu nome significa “brilho”, continuando visitaremos a famosa Mesquita Koutoubia, com seu Minarete que pode ser visto a 30 quilômetros de distância esta  Mesquita e irmã gêmea da Giralda de Sevilha na Espanha, a seguir  visitaremos a Praça Jemma el Fn ou Djema El Fna, é a principal e mais célebre Praça de Marrakech, é o quadrado central e o local mais importante na Medina.  Nesta Praça a vida do povo de Marrakech se desenrola de dia e de noite. Ela sofre uma transformação durante o dia, é onde tudo  acontece:  o encantador de serpentes, os músicos e dançarinos, o  domador de macacos, os dentistas, as barracas com comidas e bebidas e outras coisas mais que nosso guia informará aos passageiros durante a visita. Visitaremos a Medina e seus souks, mercados Árabes que, apesar de serem turísticos, é nos souks que os habitantes locais também fazem as suas compras. No fim da visita, retorno ao hotel. A noite saída para o restaurante Gharnata Palace para JANTAR standard de 3 pratos INCLUSO SEM BEBIDAS e desfrutar do encanto e luxo em um palácio do século XVI: Palais Gharnata é mágico!.  Com a tradicional gastronomia Marroquina, serviço amigável num ambiente excelente. No final do Jantar retorno ao hotel e hospedagem.

 

6° DIA – MARRAKECH / BENI MELLAL / FEZ

Café da manhã BUFÊ no hotel.

Saída com destino a Beni Mellal. Beni Mellal é uma província Marroquina fortificada, um dos mais importantes centros agrícolas do Marrocos. Continuação da nossa viagem com destino a  Fez, a mais bem preservadas das cidades Imperiais e considerada capital cultural e do artesanato do Marrocos. Fez se orgulha de ter uma verdadeira experiência artística nos comércios que trabalham a cerâmica, a madeira e o couro. Chegada ao hotel e saída para o JANTAR standard de 3 pratos INCLUSO SEM BEBIDAS em restaurante local. No final do Jantar regresso ao hotel. Hospedagem.

 

7° DIA – FEZ

Café da manhã BUFÊ no hotel. Hoje o dia é para visitar esta fascinante cidade, verdadeiro museu ao ar livre com mais de 10 mil edifícios históricos. Famosa por sua antiga cidade murada: Medina de Fez, que muitos comparam à cidade velha murada de Jerusalém.

Fez também é famosa por ter sido o centro das  gravações no Marrocos da novela “O Clone“. Esta é a primeira das quatro cidades Imperiais de Marrocos (cidades que foram capitais das antigas dinastias Marroquinas), pois remonta ao século VIII. É também a primeira cidade Marroquina a ter o culto muçulmano e tem uma das Universidades mais antigas do mundo. Todas estas características fazem de Fez uma cidade particularmente atraente, com uma cultura viva e influente.

Visitaremos uma Fábrica de Cerâmica tradicional (INGRESSO INCLUSO), e a seguir entraremos na Medina de Fez, classificada como patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO com mais de 1.200 anos, conheceremos o Palácio Real e o Curtume. ALMOÇO standard de 3 pratos INCLUSO SEM BEBIDAS. No final do almoço retorno ao hotel e noite livre.

 

8° DIA –  FEZ  / MEKNES / RABAT

Café da manhã BUFÊ no hotel.

Saída em direção à histórica Meknes, cidade que tem o apelido de “Versailles Marroquino “. Meknes é uma cidade Imperial com muitos monumentos e locais históricos, com mais de 40 quilômetros de imponentes muralhas defensivas com torres e muitas Mesquitas e por isso que é tambem chamada de “Cidade dos cem Minaretes”. O centro histórico de Meknes está inserido na lista da UNESCO como  patrimônio Mundial da Humanidade. Caminhando ao redor das muralhas pela Medina teremos vários souks (mercados Árabes) para apreciar e comprar objetos dos mais variados. Visitaremos o Mausoléu de Moulay Ismail (INGRESSO INCLUSO), também conheceremos  Bab El Mansour, a mais importante e mais monumental das 20 portas de Meknes, onde estão as cavalariças reais e o bairro judeu. Passaremos pela Lagoa  Agdal, uma bacia retangular imensa,  a Medersa Bu Inania que é uma Madraça (Escola Islâmica) situada na Medina, a única Madraça de Fez que tem um Minarete, pois além de Escola também funcionava como Mesquita na sexta-feira. Vamos continuar a nossa viagem com destino a Rabat, a bela capital política, a segunda maior cidade, o principal centro administrativo e a quarta cidade Imperial do Marrocos. Classificada como patrimônio Mundial da UNESCO em Julho de 2012, Rabat é uma curiosa mistura de tradição histórica; o passado e a modernidade estão aqui presentes. Rabat foi fundada por Abd al-Mumin no século XII, e ele usou o kasbah “fortaleza” como uma base para lutar contra os Espanhois. Foi durante este período, quando os seus edifícios mais emblemáticos foram construídos, como poderemos ver na Casbá dos Udaias, por vezes referida como Kasbah dos Oudaias, uma cidade fortaleza medieval localizada em Rabat edificada pelos Oudaias (soldados Árabes). Esta cidade tornou-se o reduto de Muçulmanos expulsos da Espanha no início do século XVII. No City tour passaremos pelo Palácio Real (visita ao exterior), o Mausoleu de Mohammed V e a Torre Hassan. Finalizada a visita chegaremos no hotel. JANTAR standard de 3 pratos INCLUSO SEM BEBIDAS e hospedagem no hotel.

 

9° DIA – RABAT / TÂNGER / ALGECIRAS (ESPANHA) / MARBELLA

Café da manhã BUFÊ no hotel.

Saída com destino a Tânger. Poucas cidades no mundo têm o mix hipnotizante de cultura Africano e Europeu. O Mar Mediterrâneo e a proximidade de Tânger com a Europa têm incentivado todos os tipos de intercâmbios entre uma área e outra, tudo graças aos 14 quilômetros que separam a cidade de Tânger de Algeciras. Tânger está localizada no topo noroeste da África, na costa atlântica e na entrada ocidental do Estreito de Gibraltar, que une o Atlântico ao Mediterrâneo e separa Marrocos da Espanha. Espanha que ocupou Tânger durante a Segunda Guerra Mundial entre 1940 e 1945. Com uma história riquíssima, Tânger foi uma colônia romana e por ali passaram várias civilizações e culturas desde a Antiguidade que remonta pelo menos ao século V antes de Cristo, quando os fenícios ou cartagineses fundaram uma colônia que substituiu um assentamento berbere. Visitaremos a Medina, para depois seguir para o Porto e embarcar no nosso Ferry com destino a Algeciras. Chegada no Porto de Algeciras e traslado até o hotel em Marbella, hospedagem e JANTAR standard de 3 pratos INCLUSO SEM BEBIDAS no hotel.

 

10° DIA – MARBELLA / MIJAS / TORREMOLINOS / MARBELLA

Café da manhã BUFÊ no hotel.

Saída com destino ao encantador Pueblo Blanco de Mijas, localizado  428 metros acima do nível do mar, e uma das vilas tradicionais da Costa do Sol, na província de Málaga. A cidade é como uma grande varanda com vista para o Mediterrâneo , um projeto urbano que recorda o seu passado Árabe. A cidade tem um agradável ritmo de vida; explore suas animadas ruas de casas caiadas de branco e vai descobrir uma típica cidade Andaluza rica em história e cheia de encantos. A Praça de Touros, com o seu exterior quadrangular, o Santuário da Virgen de la Peña (do século XVII) ou a Igreja da Inmaculada Conceição (do século XVI) são alguns monumentos que conheceremos na nossa visita.  Também vale a pena fazer algo típico e que marcará sua visita: o passeio no “ burro-taxi “ (NÃO INCLUSO); um singular e original transporte utilizado em Mijas, onde, nas costas de um burro poderemos fazer as rotas turísticas pela cidade. Você também pode realizar o passeio em carruagens de cavalos (NÃO INCLUSO). Finalizada a visita, continuaremos em direção a Torremolinos, que, na sua origem,  foi uma humilde vila de pescadores, e hoje é uma cidade turísticas muito visitada por visitantes de todo o mundo. Além das belíssimas praias, que é seu principal atrativo, é de se destacar a zona do centro histórico da localidade. Nele não só podemos admirar belos edifícios, como a Torre Molinos ou “Torre de los Molinos“ do século XIV, mas também podemos percorrer à vontade a Rua de São Miguel, artéria comercial da cidade cheia de lojas, bares e restaurantes animados. Outros edifícios históricos de destaque são a Casa dos Navalhas ou a Igreja de São Miguel do século XVIII. Nesta cidade teremos um típico almoço standard de 3 pratos INCLUSO SEM BEBIDAS a base de peixes na praia Bajondillo. No final da visita, retorno ao hotel em Marbella.  Noite livre.

 

11° DIA –  MARBELLA / PUERTO BANÚS / MARBELLA

Café da manhã BUFÊ no hotel.

Hoje o dia será livre para relaxar curtir a praia ou as instalações do hotel. Aproveite para passear por Marbella e na cidade velha desfrutar de suas lojas. A noite traslado para Puerto Banús, Porto desportivo de grande luxo, dos mais “chiques” e exclusivos da Costa do Sol. Puerto Banús foi inaugurado em 1970 pelos Príncipes da  Espanha Juan Carlos e Sofia da Grécia, os Príncipes de Mônaco Rainier e Grace Kelly, o diretor de cinema Roman Polanski entre outros, e um jovem Julio Iglesias foi contratado para animar a festa. JANTAR standard de 3 pratos INCLUSO SEM BEBIDAS em um dos seus maravilhosos restaurantes. No final do Jantar regresso ao hotel em Marbella.

 

12° DIA –  MARBELLA / PUEBLOS BLANCOS / RONDA / GRAZALEMA/  ARCOS DE LA FRONTERA / SEVILHA

Café da manhã BUFÊ no hotel.

Hoje sairemos cedo de manhã em direção a uma das mais fascinantes regiões da Espanha: a Rota dos Pueblos Blancos, os vilarejos fortificados no alto de colinas com suas casinhas caiadas de fachadas de cor branca conforme manda a tradição moura. Os Pueblos Blancos estão espalhados pelas montanhas da região, como se fossem manchas brancas. Chegaremos até a espectacular vila de Ronda, uma das cidades medievais mais antigas da Espanha e um das mais famosas dos Pueblos Blancos, foi onde nasceu a tourada moderna, a mais original expressão cultural da Espanha. Ronda é uma cidade suspensa no ar.  O Rio Guadalevín esculpiu três lados na rocha, formando um assustador e cenografico penhasco, o Tajo (o corte) que divide a cidade em duas: de um lado, está “ La Ciudad “, a velha cidade, que, apesar de alguns edifícios em estilo renascentista, a presença mourisca é prevalente. Do outro lado, encontra-se o Mercadillo, a parte nova, que é unida àquela antiga por três pontes. Aqui, a cidade esteve protegida por muralhas e portas nos tempos das invasões inimigas. O escritor Ernest Hemingway e o cineasta Orson Welles visitavam com frequência a cidade para assistir as touradas. Welles tinha um grande afeto por Ronda, tanto é que quis que suas cinzas fossem aqui depositadas, estão na vila privada de seu grande amigo, um dos toureiros mais ilustres e famosos da Espanha, Antonio Ordoñez. Finalizada a visita a Ronda, continuaremos a Grazalema, outra importante cidade localizada na Rota dos Pueblos Blancos. A vila mantém-se como nos tempos romanos e árabes. Hoje é uma das mais belas da província, com monumentos imperdíveis como: a Fonte Romana, a Igreja de Nossa Senhora da Aurora e a Freguesia da Encarnação. Terminada a visita seguiremos em direção a cidade de Arcos de la Frontera, localizada também na Rota dos Pueblos Blancos. O vilarejo está localizado no topo de uma montanha, em uma posição privilegiada que domina toda a região ao redor. Muitas das suas casas ficam na beira de um abismo. Através de ruas muito estreitas sob arcos antigos, o visitante vai se aproximando do seu centro histórico e as muralhas da cidade, onde joias como o monumental Castelo dos Duques (do século XV), a Porta de Matrera (dos séculos XI a XIV), a Basílica de Santa Maria da Asunção (dos séculos XIX ou XV), a Igreja de São Pedro e Palácios e Casas Senhoriais estarão a sua espera para enriquecer a viagem. Terminada a visita continuaremos com destino a Sevilha. No final da tarde, chegaremos a Sevilha, a Capital da Andaluzia.

Hospedagem, JANTAR standard de 3 pratos INCLUSO SEM BEBIDAS  no hotel, e noite livre.

 

13° DIA – SEVILHA

Café da manhã BUFÊ no hotel.

De manhã faremos uma visita panorâmica para conhecer esta fascinante cidade. Visitaremos os jardins de Maria Luisa, grande parque de flora exótica entre o Rio Guadalquivir e o centro histórico de Sevilha (o mais famoso da cidade), que em 1929 foi cenário da Exposição Latino-Americana de 1929 deixando um bom número de pavilhões que agora enriquecem o parque; a Torre do Ouro, às margens do Rio Guadalquivir; a Praça de Touros chamada de Real Maestranza,  uma das mais antigas da Espanha e a primeira em formato circular; o recinto da Cartuja onde se celebrou a  Expo 92;  o bairro de Santa Cruz de origem judaico, onde ainda existe um fantástico conjunto urbanístico, suas ruas estreitas e sinuosas arrefecem o calor pois favorecem as correntes de ar fresco para aliviar nos meses quentes de verão, é um prazer percorrer este bairro típico e desfrutar dos pátios cheios de plantas e flores e a Catedral de Sevilha que é a  maior da Espanha e a terceira maior do mundo, atrás da Basílica de São Pedro no Vaticano,  e da Basílica de Nossa Senhora de Aparecida no Brasil.  Ao lado da Catedral encontra-se o campanário da Catedral chamado de La Giralda, torre com 97,5 metros maior que a Torre de Pisa e o Big Ben de Londres, e considerada patrimônio da humanidade pela UNESCO. La Giralda é  torre gêmea da Koutoubia de Marrakech. Tarde livre para passear pela cidade. A noite JANTAR standard de 3 pratos INCLUSO SEM BEBIDAS  em  um restaurante típico  onde assistiremos a um tradicional show de dança com seus trajes tradicionais e música Flamenca. No final do Jantar, retorno ao hotel.

 

14° DIA – SEVILHA / CÓRDOBA / GRANADA

Café da manhã BUFÊ no hotel. Saída com destino a Córdoba.

A cidade de Córdoba é uma das cidades mais visitadas da Espanha, graças ao seu legado histórico e cultural, Córdoba deve sua fama turística à sua Mesquita-Catedral (INGRESSO INCLUSO), que, junto com  o centro histórico de Córdoba, é considerada como patrimônio Munidal da Humanidade pela UNESCO e o monumento mais importante em todo o Ocidente Islâmico e um dos mais incríveis do mundo. Dentro do que já foi um dia uma das maiores Mesquitas do mundo muçulmano, levanta-se uma Catedral Cristã que tenta ofuscar a beleza do templo Árabe. Arcos, tetos, paredes, visitar a Mesquita-Catedral é se maravilhar constantemente com as habilidades dos artistas que a construíram. Teminada a visita a Mesquita de Córdoba, continuaremos em direção a Granada, a capital Árabe da Europa  que é música e poesia, arte pura, cultura antiga, cidade monumental! Visita ao bairro de Albaicín, onde faremos um passeio a pé para conhecer sua arquitetura, suas ruas estreitas e tortuosas que impediam a invasão por guerreiros a cavalo, mosaicos, cisternas, fontes de luz e apreciar a bela vista da Alhambra do Mirador de San Nicolas. Em seguida, assistiremos a uma Zambra Gitana nas famosas Caves de Albaicin ( INGRESSO INCLUSO ). Sob o nome de zambra é um espetáculo andaluz que reúne, a música dos ciganos de Granada com um espetáculo teatral com o objetivo de recriar a atmosfera mourisca das festas em família dos Ciganos em cavernas, onde viviam. É cantar, tocar e dançar um flamenco mais visceral com raízes que remontam aos tempos dos bailes de casamento mouro em Granada. No final da visita, regresso ao hotel para Hospedagem e  JANTAR standard de 3 pratos INCLUSO SEM BEBIDAS.

 

15° DIA –  GRANADA

Café da manhã BUFÊ no hotel.  Começaremos o dia com um passeio pela bela cidade de Granada, que foi a primeira cidade da Espanha ocupada pelos mouros, ainda no século VIII e assim permaneceu até o século XV (1492), quando foi conquistada pelos reis católicos. Cruzaremos as principais ruas e avenidas de Granada, até chegarmos para visitar  o monumental Palácio da Alhambra (INGRESSO INCLUSO), que é o maior tesouro de Granada, um dos mais impressionantes monumentos mouros da Europa, nele a magia da arquitetura mourisca mistura luz, água e decoração sofisticada. No centro do Palácio de Alhambra fica o Palácio del Partal, o edifício mais antigo do complexo arquitetônico. Foi construído pela dinastia násrida que governou Granada. A Alhambra usou materiais baratos, mas ricamente trabalhados pelos artesãos mouros. Uma das áreas de destaque de Alhambra é o “Pátio de los Leones”, um pátio cercado por 124 colunas e no centro aparece a fonte que se apoia em 12 leões de mármore. Ao norte do Castelo de Alhambra aparece o Generalife (INGRESSO INCLUSO), um dos cartões postais mais famosos de Granada e nada como vê-lo ao vivo para tirar a nossa própria foto. Construído no século XIII durante o emirado da Dinastia de Nasrid funcionava como um refúgio à vida da corte. É um castelo menor com belíssimos jardins e muitos canais. O nome significa “O Jardim do Paraíso Elevado” E é verdade! traduz bem a beleza do local. Passaremos pelo Palácio e Alcazaba, de construção Árabe, a Igreja de Santa Maria, construída sobre a antiga Mesquita.

Tarde e noite livre em Granada.

 

16° DIA –  GRANADA /  MÚRCIA / VALÊNCIA

Café da manhã BUFÊ no hotel.  Saída em direção a  Múrcia para uma visita panorâmica da cidade. Múrcia  foi fundada em 831 por Abd-Al-Rahman II em um enclave privilegiado no centro do Vale do Rio Segura. A importância alcançada no período Árabe dá uma boa ideia por alguns restos do muro que cercava a cidade; era de 15 metros de altura e tinha 95 torres, que ainda são visíveis em diferentes lugares da cidade.  O domínio cristão também deixou marcas profundas na fisionomia urbana de Múrcia e suas principais artérias ainda são testemunhas da atividade intensa que se desenvolveu na cidade. Tempo livre. Não se esqueça de provar os pratos típicos da Huerta Murciana. A tarde continuaremos com destino a Valência, cidade de arquitetura moderna e futurista, tambem chamada de Cidade das Artes e da Ciência. Chegada em Valência, hospedagem e JANTAR standard de 3 pratos INCLUSO SEM BEBIDAS no hotel.

17° DIA – VALÊNCIA

Café da manhã BUFÊ no hotel. Sairemos para visita por Valência. Com a inauguração da Cidade das Artes e das Ciências (em catalão  Ciutat de les Arts i les Ciències) em 1998, Valência que antes era uma cidade deteriorada, suja e sem muitos atrativos para os turistas, renasceu das cinzas. Com a construção do complexo de prédios futuristas projetado pelo renomado arquiteto Espanhol Santiago Calatrava, foram feitas obras de revitalização de uma área degradada e hoje os Hotéis mais caros e modernos da cidade ficam nesta região. Então ... hoje é dia de caminhar pelo centro antigo da cidade. O melhor de Valência é que a cidade é toda plana. Visitaremos a Catedral de Valência do século XIII; o Mercado Central; a Lonja de la Seda (Bolsa ou Mercado da Seda de Valência), um prédio gótico do século XV que foi construído com o intuito de mostrar o poder e a riqueza da cidade, hoje este prédio está tombado pela UNESCO como patrimônio da humanidade. Vamos visitar o Oceanografico na Cidade das Artes e Ciências (INGRESSO INCLUSO), o maior aquário da Europa. ALMOÇO típico INCLUSO SEM BEBIDAS:  Paella Valenciana. Tarde livre após o Almoço. Sugerimos um passeio por um dos parques da cidade. Com o desvio do Rio Turia em 1957 depois de uma grande enchente, todo o curso antigo do Rio foi transformado em um maravilhoso parque para a população. As pontes continuam lá, mas agora o Rio deu lugar a quadras de tênis, basquete, vôlei e até golf. Vale a pena conhecer. Ah, não deixe de provar um sorvete por aqui. São tantos sabores que fica até difícil escolher. Hospedagem no hotel.

 

18° DIA –  VALÊNCIA /  PEÑISCOLA / BARCELONA

Café da manhã BUFÊ no hotel. Saída com destino a cidade costeira de Peñiscola, uma das três cidades que ao longo da história foram sedes Pontifícias junto com Roma e Avinhão. Em Peñíscola foi rodado parte do filme “El Cid“ em 1961 com Charlton Heston e Sofia Loren e Games of Thrones. Visitaremos o famoso Castelo construído pelos Templários entre 1294 e 1307, conhecido como Castelo do Papa Luna, (INGRESSO INCLUSO). Finalizada a visita continuaremos nossa viagem com destino a Barcelona, onde chegaremos no inicio da noite. Hospedagem e JANTAR standard de 3 pratos INCLUSO SEM BEBIDAS.

 

19° DIA –  BARCELONA

Café da manhã BUFÊ no hotel. Hoje faremos uma visita panorâmica por Barcelona, a segunda maior cidade da Espanha, a orgulhosa  capital da Catalunya e uma das mais fantásticas cidades da  Europa.  Destacando os principais pontos turísticos de Barcelona que foram construídos pelo famoso arquiteto Antoni Gaudí. A principal obra e o ponto turístico mais famoso e incrível da cidade é a Catedral da Sagrada Família, uma Igreja com uma grandeza incomparável pela enorme quantidade de detalhes e pelo tamanho que foi projetada. Pare e veja a riqueza de detalhes da fachada. Mesmo não acabada, é possível visitar o interior. Depois da Sagrada Família, as edificações mais famosas criadas por Gaudì são: La Pedrera ou Casa Milá e a Casa Batlló, que ficam no Passeio de Gracia, bem no centro de Barcelona. Outro ponto turístico projetado por Antonio Gaudí é o Parque Guell, o parque mais famoso de Barcelona e que proporciona aos milhões de turistas que o visitam todos os anos, uma das vistas mais belas da cidade, declarado como patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1984. Conheceremos o Montjuic, que está localizada na região mais alta de Barcelona, lá de cima você tem a vista mais linda da cidade e uma boa pedida é subir até o Montjuic de teleférico. A seguir, faremos um passeio por Las Ramblas ou La Rambla, a rua mais visitada e famosa da cidade, além de ser ponto turístico e de encontro de muitos moradores, as Ramblas atraem vários artistas de rua; é onde está localizada a estátua de Cristóvão Colombo, datada de 1888, com mais de 50 metros de altura e apontando para a América. Com pouco mais de 1 quilômetro, Las Ramblas tem início na Praça da Catalunha e segue até Porto Velho em direção à praia. Quando for passear pelas Ramblas não deixe de dar um pulo no Mercat de la Boqueria, também conhecido como Mercado São José, é um mercado público incrível e cheio de comidas típicas por um ótimo preço. Las Ramblas é também um ótimo lugar para fazer compras, pois possui várias lojas de ruas e  de departamento. Por último, conheceremos a região do Porto Velho ou atualmente Port Olimpic, construído para os eventos de vela olímpica, cheio de instalações de lazer e esculturas modernas. O Port Olimpic se tornou um ponto de atração turística da cidade onde estão localizados o Museu de História da Catalunha e o Aquário de Barcelona, o maior da Europa. Antes das Olimpíadas de Barcelona em 1992, essa região era apenas uma área degradada com armazéns vazios, edifícios industriais, lixeiras e pátios ferroviários. Em um dos projetos mais drásticos de renovação já feitos, a área foi transformada em um centro de entretenimento, abrindo a cidade até o mar. É a parte mais mediterrânica de Barcelona, atraindo moradores e visitantes, com inúmeros bares e restaurantes de frutos do mar. Sugerimos que  seu almoço hoje  seja nesta localidade de Barcelona. Restante do dia Livre. Hospedagem.

 

20° DIA –  BARCELONA / MOSTEIRO DE MONTSERRAT / CAVES  CODORNIU EM SANT SADURNI D´ANOIA/ BARCELONA

Café da manhã BUFÊ no hotel. Hoje visitaremos o Mosteiro de Montserrat (INGRESSO LIVRE). Através de pitorescas aldeias chegaremos ao cenário incomparável da Montanha de Montserrat, localizada à direita do rio Llobregat, ergue-se majestosamente a mais de 1.200 metros acima do nível do mar. Visita a Basílica Real, onde está a Madona Negra, uma escultura românica do século XII. A Basílica tem sido um dos locais de peregrinação mais importantes de Espanha durante séculos. Em seguida, seguiremos por uma das regiões vinícolas mais importantes da Espanha, que tem 11 denominações de origem. As videiras foram cultivadas aqui há mais de 2.000 anos, então certamente eles se tornaram especialistas na produção de vinhos. Visitaremos a Adega das Caves Codorniú (INGRESSO INCLUSO) que mostra o melhor que esta região tem para oferecer. Conheceremos os principais métodos de produção e diferentes variedades de vinhos espumantes que degustaremos durante a visita (DEGUSTAÇÃO INCLUSA). No final da visita retorno ao hotel e Hospedagem.

 

21° DIA –  BARCELONA / BRASIL

Café da manhã BUFÊ no hotel.

Após o café da manhã, traslado SEM ASSISTENTE do hotel até o aeroporto de Barcelona  INCLUSO. NOTA IMPORTANTE: O Guia Brasileiro NÃO acompanha os passageiros no traslado de saída até o aeroporto. Como há muitos voos e conexões diferentes para a saída da Europa, é possível que o Guia Brasileiro não permaneça na cidade, neste dia, até que o último passageiro embarque de volta ao Brasil. Em todo o caso, o Guia Brasileiro dará previamente todas as informações aos passageiros sobre o traslado de saída.

 

SEMPRE CERTIFIQUE-SE QUE A TABELA CONSULTADA É A TABELA VIGENTE. CONSULTE-NOS PARA TARIFAS ESPECIAIS PARA GRUPOS A PARTIR DE 10 PASSAGEIROS EM CADA SAÍDA DESTE TOUR.

CASO TENHA INTERESSE NESTA VIAGEM, CONTACTE O SEU AGENTE DE VIAGENS.